quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Vigésimo segundo dia de aulas

Aula de dois tempos.
Antes da semana do carnaval, hoje foi dia de chamada escrita. Nesta prova escrita, os alunos além de analisarem uma fábula também fizeram exercícios sobre uso do pretérito perfeito do indicativo. Apenas dois alunos não compareceram à chamada escrita.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Vigésimo primeiro dia de aulas

O novo tema em estudo foi hoje as adivinhas, incluídas na Oratura.
Analisámos algumas adivinhas, nas mais diferentes formas de apresentação, como em frases simples, em verso ou perguntas. Algumas difíceis de descobrir a solução, outras, de caras.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Vigésimo dia de aulas

Os alunos que ainda não tinham devolvido o livro de aventuras, que levaram para casa no Natal, devolveram-no no início da aula.
Como ainda não tinha feito nenhum exercício de aplicação sobre o uso do Pretérito Perfeito, aproveitei esta aula para encerrar, por uns tempos este assunto gramatical.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Décimo nono dia de aulas

Aula de dois tempos.
No início da aula os alunos fizeram durante 15 minutos um resumo, com o máximo de 4 linhas, sobre a história lida na aula anterior.
Recolhido o trabalho, dialoguei com os alunos sobre o personagem principal e o assunto da história, e em dua linhas resumí, no quadro, a história.
Terminada a interpretação do texto e explorado a moralidade do mesmo, passámos à identificação do tipo de texto: um texto narrativo, mais concretamente, uma fábula.
Depois de apontarmos as características fundamentais da fábula (texto narrativo curto, animais como personagens e uma moralidade), recordámos o Pretérito Perfeito do Indicativo, uma vez que este tempo aparecia muitas vezes ao longo do texto.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Décimo oitavo dia de aulas

Terminou a greve e o ritmo escolar recomeça.
Antes de iniciar esta aula reparei que a maior parte dos alunos estava com o livro recreativo que emprestei, a ler ainda algumas páginas. Não foi difícil concluir que o trabalho que tinha pedido para ser feito nas férias não tinha sido feito. Apenas recolhi seis trabalhos e, como o grande objectivo era a leitura, prolonguei o prazo até sexta-feira.
Hoje foi uma aula de leitura. Distribuí uma fábula fotocopiada e depois da leitura procedemos à identificação das palavras difíceis.
A propósito da palavra “corte” (“fazer a corte”), recordei as palavras homógrafas e com a palavra “toca” (“toca da lebre”) as palavras homónimas.
Em seguida começámos por resumir a história.